controlo de pragas

Tudo sobre as moscas: espécies, biologia e curiosidades

Moscas na comida

Existem várias espécies de moscas no mundo, mas há um comportamento que é comum a todas elas: a forma como se alimentam. A mosca não consegue ingerir alimentos sólidos, pelo que sempre que pousa, ela liberta uma substância sobre o alimento para o dissolver e assim poder ingeri-lo. Uma vez que as moscas são atraídas por vários tipos de lixo e alimentos podres, existe uma probabilidade muito elevada de propagação de doenças, algumas delas prejudiciais ao ser humano.

 

Quais são as espécies de mosca mais comuns?

Em Portugal, existem algumas espécies de mosca populares que encontramos nas várias regiões do país.

➡️ Mosca doméstica

Uma infestação de moscas domésticas pode ser prejudicial, uma vez que esta espécie é atraída por lixo e estrume, transferindo pequenas partículas sempre que pousa numa superfície. É a espécie mais comum, pela sua capacidade de adaptação ao ambiente, sendo responsável pela transmissão de mais de uma centena de organismos patogénicos para o homem e animais domésticos. Os inseticidas comuns não são totalmente eficazes no extermínio desta espécie, que é muitas vezes considerada mais resistente do que baratas e mosquitos.

➡️ Mosca de estábulo

Também conhecida como mosca do gado, esta praga é caraterística de espaços de criação de animais. São, por norma, maiores que a mosca doméstica, podendo chegar aos 2,5 cm de comprimento, com uma cor entre o preto e o castanhos escuro e olhos verdes ou pretos. Esta espécie de mosca passa o Inverno em fase larvar, pelo que é mais comum com a vinda do calor na Primavera e no Verão.

➡️ Varejeira azul

A mosca varejeira é aquela que encontramos perto de contentores do lixo. São conhecidas por serem portadoras de doenças, uma vez que são atraídas por carne, fezes de animais e até por animais mortos. A varejeira distingue-se pela sua coloração azul metálico e cabeça amarelada. As larvas da mosca varejeira podem penetrar feridas, o que as torna perigosas para o ser humano.

➡️ Mosca da fruta

A mosca da fruta chega apenas aos 3 milímetros de comprimentos e gosta de líquidos doces, incluindo refrigerantes, vinagre, frutas podres, xarope e bebidas alcoólicas. Este tipo de moscas obtém nutrientes através de fungos e bactérias de onde retiram açúcares para conseguirem produzir ovos. Reproduzem-se em alimentos doces ou em canos e utensílios de limpeza sujos.

 

Hábitos e curiosidades sobre as moscas

O ciclo de vida das moscas tem quatro fases: ovo, larva, crisálida e adulto. O tempo de vida de uma mosca fêmea ronda os 30 dias e pode colocar até 500 ovos (talvez mais em algumas espécies). Estes ovos são colocados em substâncias orgânicas em decomposição como animais em decomposição, fossas abertas, depósitos de lixo, entre outros. As larvas de mosca nascem cerca de 24 horas depois e assim permanecem durante 5 a 8 dias, quando se transformam em crisálidas (pupa). Cerca de 5 dias mais tarde, nasce a mosca.

A mosca adulta tem excelente visão e olfato razoável. Desloca-se a velocidades de 6 a 8 km/h e tem hábitos diurnos: descansa durante a noite e é ativa durante o dia. A reprodução rápida nas moscas faz deste inseto umas das pragas mais habituais, tanto nas cidades, como no campo. Aprende aqui como lidar com uma infestação de moscas.