eliminar lagarta do pinheiro

Como eliminar a Lagarta do Pinheiro e o Perigo em Humanos e Cães

ninho da lagarta do pinheiro

A lagarta do pinheiro, também conhecida como processionária do pinheiro, é uma praga que afeta principalmente pinheiros, entre outras árvores coníferas. Este inseto representa um perigo para os humanos e os cães, devido aos seus pelos urticantes, que causam irritações na pele, nos olhos, no sistema respiratório, e em alguns casos poderá ser fatal.

 1. Comportamento da Processionária do Pinheiro e o seu impacto ambiental

Numa fase inicial, as lagartas reúnem-se em ninhos em forma de saco, normalmente localizados em pinheiros. Durante o período de migração (desde Dezembro até Junho), as lagartas movem-se em fila indiana em busca de novas áreas para se alimentar, representando um risco para as crianças, os adultos e os cães devido à presença dos pelos urticantes.

Além disso, a destruição das folhas de pinheiro pode enfraquecer as árvores, tornando-as mais suscetíveis a doenças e outros danos ambientais.

 2. Perigos da Lagarta do Pinheiro em humanos e cães

Estes pelos podem causar reações alérgicas graves em seres humanos e animais de estimação, tornando crucial o controlo adequado desta praga. 

É na altura que passeiam em procissão que mais chamam a atenção das crianças e cães, que ficam curiosos com o movimento daqueles insetos de tom alaranjado e aspeto inofensivo. Mas a verdade é que são bastante perigosas para os humanos e animais de estimação. 

A reação alérgica varia consoante a sensibilidade da pessoa e do animal, bem como a intensidade da exposição com os pelos da lagarta.

As irritações cutâneas são um dos tipos de reações (reação urticariforme), em que há irritação cutânea com comichão, ardor, pele vermelha e inchaço. Também poderá ocorrer irritação ocular, muito semelhante a uma conjuntivite, com os olhos avermelhados, comichão e inchaço. E, por último, também poderá desencadear tosse e dificuldades respiratórias de gravidade variável.
 
Os sintomas podem surgir alguns minutos ou horas depois do contacto. Em humanos, caso algumas das reações alérgicas persistir, entre em contacto de imediato com o 112. Para animais, como cães e gato, recorre de imediato ao médico veterinário. 

3. Tratamentos para eliminar a lagarta do pinheiro

Em Portugal, têm sido implementados diversos métodos para controlar a população de lagartas do pinheiro, a saber: 

✅ Barreiras físicas em Pinheiros 

Estas armadilhas permitem capturar toda a colónia de lagartas processionária do pinheiro. Quando aplicadas em torno do perímetro do pinheirobloqueia todo o caminho de descida das lagartas obrigando a que estas entrem no saco de captura, de onde não conseguem sair. Evita que as lagartas cheguem ao solo para terminar o ciclo limitando assim o no de borboletas para reprodução.

Para obter um tratamento mais eficaz, deverá colocar a armadilha nos meses de Inverno, para recolher as lagartas durante a Primavera.

Meses de utilização: Dezembro, Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio e Junho

✅ Remoção de ninhos

Podas sanitárias para remover os ninhos e áreas infestadas para reduzir a população. Aconselha-se realizar o tratamento com profissionais técnicos de Controlo de Pragas, como a Truly Nolen.

✅ Tratamentos químicos e biológicos

Uso de inseticidas específicos ou agentes biológicos para controlar a praga também poder ser uma boa opção, quando o local já tem uma grande infestação. 

É crucial educar a população sobre os perigos associados às lagartas do pinheiro e sobre as práticas de prevenção e segurança. A consciencialização pública pode ajudar na identificação precoce de infestações e na implementação de medidas preventivas.