Os mosquitos (ou melgas, como são por vezes conhecidos) são pequenos insetos voadores com pernas longas. No mundo todo, existem mais de 3.200 espécies conhecidas, todas com um ciclo de vida semelhante: ovo, larva, ninfa (ou pupa) e adulto. As fêmeas depositam os ovos (até 300 ovos de cada vez) em qualquer lugar onde a água permaneça estagnada há pelo menos uma semana. Ali as larvas nascem e crescem.
Algumas espécies de mosquitos vivem apenas sete dias, enquanto outras podem viver até um mês. Mas vamos ao que interessa: o que atrai os mosquitos? O que devemos fazer quando somos picados? E, mais importante, porque é que os mosquitos só picam algumas pessoas?
O que atrai os mosquitos?
Os mosquitos alimentam-se através da sucção de líquidos como néctar, seiva ou, no caso dos mosquitos fêmea, sangue. As fêmeas não precisam de sangue para sobreviver, mas precisam de substâncias suplementares como proteínas e ferro para serem capazes de colocar ovos. Assim sendo, os mosquitos procuram animais e humanos que possam morder para extrair as substâncias de que precisam. Mas como é que os encontram?
Os mosquitos são atraídos pelo dióxido de carbono (CO2) que expiramos com cada respiração, o que explica o facto de sentirmos que eles pairam sempre perto do rosto e dos ouvidos. Não só os mosquitos procuram o dióxido de carbono, como também têm recetores que os ajudam a reconhecer temperatura, transpiração e odor corporal para encontrarem alimento.
Porque é que os mosquitos só picam algumas pessoas?
Existem vários motivos pelos quais os mosquitos escolhem algumas pessoas e não outras.
1. O dióxido de carbono atrai os mosquitos.
Quanto mais dióxido de carbono expelimos no processo de respiração, mais atrativos somos para os mosquitos. Neste sentido, os adultos têm mais tendência a serem picados, assim como as mulheres grávidas.
2. Os mosquitos preferem o tipo de sangue O.
Este argumento não está totalmente provado pela comunidade científica, mas alguns estudos parecem indicar que o tipo de sangue O é mais apelativo para os mosquitos do que todos os outros. Isto ajudaria a explicar porque é que os mosquitos picam algumas pessoas e não outras, e, embora não seja cientificamente comprovado, há vários investigações a serem feitas sobre a relação entre o tipo sanguíneo e as picadas de mosquito.
3. Os mosquitos procuram a nossa transpiração e produção de ácido lático.
A produção de ácido lático é uma consequência natural do metabolismo durante a realização de esforços intensos. Em termos simples, o ácido lático é uma forma de o nosso corpo processar a glicose em esforços de alta intensidade e é libertado no suor. Tanto o odor corporal como o ácido lático são elementos que atraem os mosquitos, por isso alguém que faça mais atividade física ou que transpire mais terá mais tendência para ser picado por mosquitos.
4. As melgas e mosquitos preferem cores escuras.
Os mosquitos são atraídos por cores escuras, o que significa que o vestuário que usamos faz diferença na probabilidade de sermos picados.
O que fazer em caso de picada de mosquito?
Na maioria dos casos, especialmente em Portugal onde não encontramos muitas espécies de mosquitos perigosas, as picadas de mosquitos provocam irritação local com vermelhidão, inchaço, comichão, aumento da temperatura e, por vezes, dor. Mas são facilmente tratáveis em casa. É importante lavares uma picada de mosquito com água fria e evitares coçar a zona irritada. O frio vai ajudar a diminuir o inchaço e aliviar a sensação de comichão, mas também podes colocar gelo para acelerar o processo. De seguida, aplica uma pomada ou loção calmante para aliviar a alergia à picada.
Como evitar picadas de insetos?
Como já vimos, os mosquitos e as melgas preferem picar certas pessoas com base num conjunto de critérios difíceis de controlar. No entanto, há algumas medidas a tomar para evitar as picadas.
- Usa repelentes de insetos ou repelentes de mosquitos
- Evita estar ao ar livre ao anoitecer e amanhecer, quando os mosquitos estão mais ativos
- Fecha as portas e janelas durante a noite
- Evita regar o jardim e as plantas em excesso para prevenir o alagamento
- Se tens piscina, faz uma limpeza frequente e com a quantidade indicada de cloro
- Remove a água nas calhas depois de grandes chuvas
- Mantém os alimentos e bebidas fechados ou cobertos
- Cobre o corpo com peças de vestuário que protejam os braços e as pernas
Por vezes, especialmente no Verão, notamos uma invasão de mosquitos que se torna difícil de controlar até com repelente. Descobre o que fazer quando tens uma praga de mosquitos.