controlo de pragas

Que tipos de traça existem e o que as atrai?

buracos de traças na roupa

“Traça” é um termo genérico para dois tipos de insetos que encontramos pela casa. As traças dos livros fazem parte da ordem Zygentoma (anteriormente uma da subclasse dos  Thysanura) e as traças de roupa são da ordem Lepidoptera. Embora ambas possuam características em comum, como a preferência por lugares húmidos e escuros, existem algumas diferenças entre as duas espécies de traça.

 

Qual é a diferença entre traça e borboleta?

Tanto as borboletas como as traças têm três pares de patas e o corpo dividido em três partes: cabeça, tórax e abdómen. Têm um esqueleto feito de quitina que envolve e protege o corpo pelo lado de fora e diferem dos outros insetos pela forma como o seu esqueleto cobre as asas. Nas traças de roupa e nas borboletas, a superfície das asas é coberta por escamas.

Quando nos debruçamos sobre a biologia, existem inúmeras diferenças entre borboletas e traças. No entanto, existem algumas dicas para as distinguir. A borboleta tem hábitos diurnos e as suas antenas são curtas com uma forma arredondada na ponta. As traças, em geral, são maiores, têm antenas mais longas, e hábitos noturnos. Mas não é só. As asas das traças são horizontais em relação ao corpo, enquanto as das borboletas são verticais.

 

Que espécies de traça existem?

👚 Traça de roupa

Este bichinho pertence à mesma classe das borboletas: lepidoptera. Esta traça tem cerca de 6 mm de comprimento, antenas grossas, asas e escamas pelo corpo todo. A principal fonte de alimentação da traça de roupa é a queratina, encontrada na maioria dos tecidos de origem animal, como lã, couro e algodão. A traça da roupa também se pode alimentar de restos de pelos humanos, penas e poeira acumulada no ambiente. Esta traça vive nos móveis ou fissuras da parede, sendo provável encontrá-la dentro de armários de roupa.

📖 Traça dos livros

As traças dos livros não têm asas. São cinzentas, longas e achatadas, com antenas nas pontas, pelo que são conhecidas como “bichinho da prata”. O bichinho da prata alimenta-se de amido e celulose, uma substância que se encontra na cola dos papéis de parede, nas roupas engomadas e nos tecidos de cortinas e lençóis. Esta praga de traças chega a comer livros inteiros, tirando proveito do papel, do pigmento da tinta e da cola da encadernação. O habitat perfeito? Bibliotecas, museus e escritórios.

🥣 Traças de cereais

Algumas espécies da classe lepidoptera reproduzem-se no meio de cereais como milho, arroz e trigo. Estes ambientes conciliam as condições ideais para estas traças, tanto a nível de temperatura e humidade do ar, como de facilidade de alimento.

 

De onde vêm as traças?

As traças entram em casa principalmente por janelas e portas abertas, principalmente durante a noite, uma vez que são atraídas pelas luzes. Muitas vezes deslocam-se agarrados a peças de roupa. Dentro de casa, as traças de roupa escolhem áreas mais escuras e tranquilas onde existem encontram roupa e outros produtos têxteis. As traças escondem-se debaixo das camas, dentro de armários, perto de ninhos de aves (nos telhados e casas, por exemplo) e, no caso do bichinho da prata, em qualquer área mais húmida na casa.

 

A infestação de traças traz riscos para a saúde?

As traças não fazem mal à saúde, mas podem causar danos materiais, principalmente a traça da roupa e a traça dos livros. Não há registo de transmissão de doenças por este inseto, que pode ser considerada uma das pragas urbanas mais inofensivas.

 

Que danos causam as traças?

As larvas de traça de roupa causam buracos e furos de forma irregular em peças de roupa, principalmente em materiais animais como penas, lã e couro. Estes danos podem continuar por muitas semanas após a eclosão das lagartas. Por vezes pensamos que uma traça não é motivo de preocupação, mas se te aperceberes de algum tipo de dano material, é possível que estejas perante uma praga deste inseto. Descobre aqui a melhor forma de evitar e eliminar esta praga urbana.