controlo de pragas

Formigas: ciclo de vida, espécies de formigas e curiosidades

Formigas: ciclo de vida, espécies de formigas e curiosidades

 

Como é o ciclo de vida das formigas?

Tal como vários insetos que conhecemos, o ciclo de vida das formigas passa por uma metamorfose que vai de ovo a adulto. Esta metamorfose das formigas prolonga-se de 6 a 10 semanas e tem quatro fases: ovo, larva, crisálida (ou pupa) e adulto. As formigas são insetos sociais e organizam-se em colónias. Nas colónias de formigas existem várias rainhas, responsáveis pela reprodução e expansão da colónia, e formigas obreiras, responsáveis pelo alimento. Mas não é só. Cada formiga tem uma tarefa específica. Procurar alimento é uma delas, mas existem outras como garantir a segurança da colónia, criar túneis para o exterior e cuidar das larvas. A forma como estas funções são delegadas prende-se com a idade de cada formigas. As formigas mais novas são cuidadoras da rainha e da colónia e as mais velhas ficam com as tarefas de maior risco: procurar alimento no exterior.  As formigas comunicam através de feromonas, deixando um rasto para as que vêm atrás.  E quando se sentem atacadas? Bem, nesse caso a maioria das formigas picam e libertam ácido fórmico para se defenderem do inimigo, mas as consequências da picada variam conforme a espécie de formiga.

 

Que tipos de formigas existem?

Atualmente, estão registadas cerca de 18 mil espécies de formigas espalhadas pelas várias regiões do globo. Em Portugal, existem pelo menos 163 espécies, mas nem todas estas constituem pragas. Quando falamos de praga de formigas, estas são as mais comuns em Portugal. 

➡️ Formiga negra:

Com um comprimento entre 3 a 5 milímetros, a formiga negra está em todo o lado — principalmente se houver alimentos doces, proteínas e gorduras. É considerada omnívora, uma vez que se alimenta de produtos de origem animal e vegetal. Na maioria dos casos, os formigueiros desta espécie alojam-se nos jardins, mas é possível encontrá-los dentro de habitações, em locais húmidos e escuros.

➡️ Formiga Faraó

A formiga faraó (conhecida como formiga do açúcar) é castanha, por vezes ligeiramente amarelada, e tem cerca de 2 milímetros de comprimento. Ao contrário da formiga negra, esta espécie prefere construir o formigueiro no interior em vez do exterior, sendo comum encontrá-los perto de janelas, em equipamentos eletrónicos ou na parte inferior dos eletrodomésticos. Esta proximidade com os humanos, aliada à rapidez de reprodução, faz com que este tipo de formiga seja um dos mais prejudiciais à nossa saúde. Encontramos muitas vezes esta praga em hospitais, casas de repouso, apartamentos, hotéis e supermercados.

➡️ Formiga Argentina

A cor da formiga argentina varia entre castanho claro e escuro e podem chegar aos 6 milímetros de comprimento. Por norma, esta espécie de formiga procura água e alimentos doces, sendo muitas vezes confundida com a formiga faraó. As colónias da formiga argentina apresentam várias rainhas, o que as torna muito difíceis de exterminar sem os produtos adequados.

O que atrai formigas?

Onde há comida, é provável que haja formigas. As formigas procuram alimento através de recetores olfativos, o que significa que aparecem principalmente na cozinha ou no jardim. São atraídas por açúcares e carnes, mas também por flores e folhas, o que faz com que esta seja uma praga muito comum e difícil de evitar. A praga das formigas é mais evidente no Verão e, apesar de serem aparentemente inofensivos, estes bichinhos são capazes de destruir produções agrícolas e de contaminar alimentos com micróbios, fungos, germes ou bactérias.

Como lidar com a praga de formigas em casa e no jardim?

O primeiro passo para iniciar uma desinfestação de formigas é descobrir a origem do problema. Os formigueiros alojam-se em todo o tipo de superfície. Encontra o trilho de formigas mas não o elimines: segue-o. Eliminar o trilho não vai resolver o problema com a colónia e as formigas vão voltar a aparecer.

🏡 Afastar formigas em casa:

Eliminar formigas em casa através de armadilhas e iscos atrativos em alguns locais comuns como: carpetes (entre o tapete e o chão), tomadas, frestas das janelas e todas as áreas húmidas da casa. É possível que exista mais do que uma colónia e muitas vezes conseguimos encontrar os pequenos buracos que constituem a entrada e saída do formigueiro.

🪴 Afastar formigas no jardim:

O processo é semelhante, mas identificar uma praga de formigas no exterior pode ser mais difícil. Procura trilhos de formigas perto dos teus vasos ou plantações e segue-os para descobrir de onde vêm. Se tiveres uma fonte de irrigação no teu jardim, é provável que as formigas escolham essa zona para a sua colónia. No exterior, é comum as formigas aparecerem durante a noite.

Depois de identificares a origem da praga, o próximo passo é a desinfestação através de inseticida. Existem várias empresas de desinfestação às quais podes recorrer, mas também há formas de lidares com o problema pelas tuas próprias mãos. Com os produtos adequados, podes prevenir o aparecimento desta praga ou eliminá-la caso já seja tarde para a prevenção. Descobre aqui a melhor solução de desinfestação de formigas.